Centro do Guilherme: Projeto social leva cidadania através da capoeira a crianças e adolescentes

Foto reprodução: Redes Sociais
O Projeto Ginga Juventude Capoeira do município de Centro do Guilherme, esta levando cidadania e componentes morais e éticos a crianças e adolescentes, o projeto não ensina apenas o gingado, a luta, o jogo. Mostra a expressão cultural brasileira que mistura arte-marcial, esporte, cultura popular e música. É de origem afro-brasileira que incorpora movimentos de luta, acrobacias, dança, percussão e músicas, num diálogo rítmico de corpo, mente e espírito.


Por meio de atividades os participantes do projeto conscientizam - se acerca de suas responsabilidades, empenho, disciplina e consequentemente saúde e bem - estar tendo como condicionalidade a assiduidade e compromisso com seus deveres escolares. 

A secretária de Assistência Social, Fátima explicou que o investimento no esporte através da prefeitura de Centro do Guilherme, garante às crianças e adolescentes a construção da cidadania e efetivação de direitos por meio do acesso a práticas desportivas.“ O nosso principal objetivo é contribuir para a democratização do acesso de crianças e adolescentes ao esporte, como uma estratégia de inclusão social. Tiramos as crianças das ruas, do tempo ocioso e das más companhias, os atletas criam vínculos saudáveis e levam a filosofia esportiva pro resto de suas vidas. Estamos muito felizes com o resultado que estamos conseguindo em Centro do Guilherme. finalizou a secretária.