A campanha teve início no Brasil, em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). As primeiras atividades realizadas pelo Setembro Amarelo aconteceram na capital do país, Brasília; mas já no ano seguinte várias regiões de todo o país aderiram ao movimento e também participaram.
Para Renato Filho é importante que a família, os amigos fiquem atentos, pois o Setembro Amarelo é uma campanha que foi criada com o intuito de informar as pessoas sobre o suicídio. " Sabemos que o suicídio é uma prática que normalmente é motivada pela depressão e que mesmo com tantos casos notórios, crescentes a cada ano, ainda existe uma expressiva barreira para falar sobre o problema, mas quem precisa de ajuda no município de Carutapera podem procuras as secretarias de saúde, assistência social e até mesmo a secretaria de saúde, que elas darão o suporte necessário para evitar possiveis casos de depressão ou até mesmo ajudar quem precisa de tratamento", alertou o presidente da Câmara.
A Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) estimula a divulgação da causa em todo o mundo no dia 10 de setembro, que é a data na qual é comemorada como o Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio.