Ação Novembro Azul é realizada pela SEMUS e terço dos homens em Maranhãozinho


O mês de novembro tornou-se referência no combate ao câncer de próstata, o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens e responsável por 13 mil mortes anuais. A campanha Novembro Azul, realizada por diversas entidades nesse mês, visa orientar a população masculina sobre prevenção e tratamento da doença.


A secretaria ,municipal de Saúde durante todo este mês tem desenvolvido atividades relevantes sobre a campanha, ontem ( 20) juntamente com o terço dos homens da igreja católica de Maranhãozinho, foi realizada uma ação com diversos atendimentos, dentre eles palestras e esclarecimentos sobre a campanha, a fim de minimizar o preconceito e ajudar os homens com cuidados a saúde. 

A Secretária de Saúde, Débora Caldas, acredita que o preconceito ainda é muito forte entre os homens e, nesse sentido, a campanha busca fazer com que o homem tenha com sua saúde o mesmo cuidado que a mulher tem com a dela. “Nossas ações são todas dirigidas a fazer com que o homem acabe com esse preconceito. A gente percebe algumas melhoras, mas ainda estamos muito distantes de uma situação ideal, em que o homem gerencie sua saúde, não tenha nenhum receio referente aos exames de câncer de próstata”. disse Débora. 

O foco da campanha é a saúde integral do homem, pedindo que eles recebam o mês de novembro como um mês para cuidar da saúde. “É importante a gente ressaltar que o homem não é somente a próstata, o homem tem diabetes, tem doenças cardiovasculares, hipertensão, ele precisa ter um cuidado integral com sua saúde, não pode negligenciar”, falou a secretária de saúde.