Deputada Detinha visita APAE de São Luís

A deputada estadual Detinha (PR) foi conhecer, de perto, as instalações e um pouco mais sobre a história e o importante papel social da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Luís. A parlamentar foi recebida pelo presidente Sebastião Vanderlan Rolim no fim da manhã desta terça-feira, 19.
Detinha acompanhou, atenta, às apresentações feitas por representantes da associação. A primeira delas foi sobre o Bumba Meu Boi Mimoso, um grupo cultural da APAE que muito tem contribuído para a socialização e inclusão social da pessoa com deficiência.
Em seguida, a parlamentar visitou o laboratório da instituição que atende cerca de 150 pacientes diariamente.
Mantida pela APAE, a escola Eney Santana contribui para o desenvolvimento da educação, formação ética e cidadã da pessoa com deficiência intelectual ou múltipla, por meio de ações concretas de desenvolvimento de suas habilidades e competências, qualidade de vida e inclusão social. Detinha afirmou estar impressionada com Programa de Escolarização da associação.
Também chamou bastante a atenção da deputada estadual a Escola de Música da APAE.
MAIS SOBRE A APAE DE SÃO LUÍS
No Maranhão a primeira APAE fundada foi em São Luís, em 10 de março de 1971, tendo como marco inicial a iniciativa de um grupo de pais de pessoas com deficiência intelectual, estigmatizados como excepcionais (nomenclatura utilizada à época) que não tinham acesso a atendimentos público ou privado que satisfizessem suas necessidades nas áreas de educação, reabilitação, médica, psicosocial, dentre outros imprescindíveis para o seu desenvolvimento cognitivo, social e psicomotor, e viviam à margem da sociedade onde imperava o preconceito e a discriminação.
A APAE durante mais de quatro décadas imprimiu na história ludovicense uma atuação pioneira, intensa e valorosa pelo trabalho desenvolvido e por isso conquistou o respeito e o reconhecimento do seu papel enquanto instituição filantrópica, propiciando assistência e inclusão social a pessoas com deficiência principalmente nas áreas de educação, reabilitação, saúde, trabalho, arte-cultura, desporto, orientação às famílias e defesa de direitos.
Contribua com as ações da APAE !
Seja você também um “APAExonado” pela causa.
Conheça as várias formas de ajudar a dar continuidade a esse magnífico trabalho.

Acesse o site: www.apaesaoluis.org.br
Mais fotos..