A Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Energia do Maranhão (Seinc) informou nesta terça-feira (23), que vai antecipar para sábado (27), a reabertura de bares, restaurantes, praças de alimentação em shoppings da Grande Ilha de São Luís. Os serviços estavam suspensos há quase três meses por conta da pandemia de Covid-19.
A previsão de reabertura era para o dia 29 de junho. De acordo com o secretário Simplício Araújo, a decisão foi tomada com base nos indicadores que, segundo o secretário, indicam uma paralisação ou controle da pandemia no estado. Além disso, a queda da taxa de letalidade e a ocupação de leitos de UTI também foram levados em consideração para a retomada das atividades.
"O governador tem constantemente divulgado indicadores que temos aí uma espécie de paralisação ou controle da contaminação, está dentro do esperado. Também estamos considerando a ocupação de leitos, de UTIs e a taxa de letalidade que aqui no Maranhão equivale a metade da taxa nacional. Com isso, nós temos um comércio muito agredido por conta da paralisação e em virtude do governo federal não ter feito chegar a ajuda a esses comerciantes", explicou o secretário.
O secretário afirmou que o protocolo sanitário já foi divulgado para a categoria e deve ser oficializado em breve pelo Comitê de Saúde do Maranhão. Em relação as regras, Simplício Araújo adiantou que o uso de máscaras continua sendo obrigatório nos estabelecimentos. Além da proteção, os funcionários que trabalham no salão e nas cozinhas também deverão optar pelo uso da 'face-shield', para evitar o risco de contágio.
Para os consumidores, os estabelecimentos deverão disponibilizar sacos plásticos ou outros recipientes onde serão depositadas as máscaras. Após o fim das refeições, o consumidor deve voltar a usar a máscara.
"Nós desenhamos diversos protocolos para esses seguimentos, como esses de bares e restaurantes. A data prevista era na segunda-feira (29), mas um apelo feito ao governador Flávio Dino pelos proprietários de restaurantes e de praças de alimentação, de bares em geral, para que eles pudessem aproveitar o movimento do sábado e do domingo. A gente costuma dizer que o protocolo é um balizador. Todo empresário e toda empresa deve oferecer muito mais, principalmente em um momento como esse. Essa responsabilidade social e sanitária é muito importante, e o consumidor deve ficar atento à isso, acompanhar o cumprimento desses protocolos, para que a gente possa ter segurança nessa retomada", disse o Simplício Araújo.
As fiscalizações serão realizadas pela Vigilância Sanitária do Maranhão e do Procon. O secretário afirmou que os consumidores também poderão fazer denúncias aos órgãos, caso seja constatado que os estabelecimentos não estão seguindo as regras sanitárias necessárias para funcionar durante a pandemia.