Detinha se reúne com Assistentes Sociais e se compromete na defesa pelo Piso Estadual da Classe

A deputada estadual e pré-candidata a prefeita de São Luís, Detinha (PL) participou nesse fim-de-semana de reunião remota com Assistentes Sociais para dialogar sobre os desafios desses profissionais,que têm sido essenciais nesse momento de Pandemia do Covid 19, entre eles, a valorização profissional.

“ Fui procurada por um grupo de Assistentes Sociais iniciamos um diálogo sobre os desafios enfrentados por esses profissionais. Em que a reunião não foi atrelado a nenhuma entidade ou instituições de classe , sendo só os anseios de anos de luta da categoria dos Assistentes Sociais. E reafirmei o meu compromisso com a classe, sobretudo, por entender que são profissionais essenciais para que todos tenham acesso a uma vida mais digna.”, explicou a deputada. 

A pauta apresentada pelo grupo que representa mais de 115 profissionais da área constava os seguintes pontos: a implantação da Lei Federal n. 13.935 ( dispõe da inserção dos Assistentes Sociais e Psicólogo sna educação básica), concurso público estadual, piso salarial Federal, piso salarial estadual com abrangência municipal incluindo o terceiro setor, criação de lei que trate de progressões, de adicionais periculosidade e insalubridade diante da atuação direta dos Assistentes Sociais com o público do SUAS, entre outras reivindicações. 

“ Entendo que foi um marco importante para aquisição dos direitos da categoria, logo, que há necessidade da sensibilização dos nossos representantes para conquistamos os anseios de anos de lutas dos Assistentes Sociais. E nada melhor que uma Assistente Social e parlamentar como a Deputada Detinha para entender todo viés para alcançar os nossos direitos.”, disse Adrianny Araujo, assistente social, conselheira do Conselho Estadual da Mulher e membro da coordenação do FMTSUAS de São Luís. 

Detinha se comprometeu em ser a voz dos Assistentes Sociais no Parlamento maranhense e em buscar melhorias para esses profissionais. “ Não podemos aceitar a desvalorização de profissionais tão importantes. A minha primeira atuação será em defesa do Piso Salarial da categoria a nível estadual e também, buscar essa implantação nos municípios. Iremos dá o apoio possível e necessário como parlamentar nas causas dessa classe.”, reafirmou.