Justiça determina o afastamento prefeito de Cândido Mendes por improbidade administrativa

A Justiça do Maranhão determinou nessa sexta-feira (11), o afastamento do prefeito de Cândido Mendes, José Ribamar Leite de Araújo, conhecido por 'Mazinho Leite', por ato de improbidade administrativa. O afastamento do político será pelo período de 180 dias e atendeu a um pedido do Ministério Público do Maranhão (MP-MA).

A ação aponta que houve irregularidades em licitações e contratos feitos para a reforma de escolas municipais de Cândido Mendes. De acordo com o Ministério Público, as ilegalidades constatadas nos documentos chegam até R$ 1.427,787,82.

Além de Mazinho Leite, foram acionados a advogada Edna Maria Cunha Andrade, o servidor municipal Cleberson Sousa de Jesus, a empresa Construtora Akrus LTDA e o empresário Reginaldo Gomes Melônio.

A decisão foi da juíza Myllenne Calheiros de Melo Moreira, da Comarca de Cândido Mendes. Além disso, foi decretado o bloqueio dos bens do prefeito e dos demais envolvidos no valor das irregularidades apontadas pela ação do MP-MA, acrescido de juros legais, além de multa, conforme a Lei de Improbidade Administrativa.

Durante o período de afastamento, a Justiça determinou que o vice-prefeito do município, Jofran Braga, que passe a exercer a chefia do Poder Executivo Municipal.