Durante a programação do evento, os Garis receberam brindes e concorreram à alguns sorteios de prêmios doados pela prefeitura municipal e secretários municipais.
Vale ressaltar que há muito tempo uma administração municipal de Bom Jardim não realiza a homenagem aos Garis, mais a gestão Cristiane Varão fez questão de realizar e a gestora participou diretamente da homenagem a estes guerreiros que merece todo respeito da população bonjardinense.
Além da prefeita, estiveram presentes secretários municipais, vereadores, entre outros.
Na sua rede social a prefeita falou sobre o evento ” Realizamos nesse domingo, 16 de maio, uma linda homenagem em alusão ao Dia do Gari, realizado no ginásio Poliesportivo Pedrosão. Esse momento data um fato histórico na cidade de Bom Jardim, que é a realização dessa homenagem especial a esses guerreiros que mantém a cidade limpa. Como gestora da cidade, não poderia deixar de realizar este evento, pois eles merecem. Obrigada a todos os secretários municipais que ajudaram com a doação de brindes para entregarmos aos garis e agradeço também a presença dos vereadores”
Curiosidades sobre o dia do Gari
A palavra gari é uma homenagem ao empresário francês Aleixo Gary, que se destacou na história da limpeza da cidade do Rio de Janeiro. Em 11 de outubro de 1876, ele assinou um contrato com o Ministério Imperial para organizar o serviço de limpeza da cidade, que incluía a retirada de lixo de casas e praias e o transporte para a Ilha de Sapucaia, atual bairro Caju. Seu contrato venceu em 1891 e seu primo Luciano Gari o substituiu. A empresa acabou em 1892 e foi criada a Superintendência de Limpeza Pública e Particular da Cidade, cujos serviços não eram bons. No ano de 1906, o órgão tinha somente 1.084 animais de carga para trabalharem na coleta das 560 toneladas de lixo. A partir dessa data, teve início a coleta de lixo com equipamentos mecânicos.